quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nova graduação na Saúde






Nova graduação na Saúde


Confeccionar e desenvolver próteses e órteses ortopédicas - aparelhos que facilitam a vida de deficientes físicos e pacientes em recuperação - envolve uma especialização que não é tão fácil de ser encontrada. Entre os atrativos para quem se forma, está a perspectiva de um salário de até R$ 6 mil.

Próteses são peças utilizadas na substituição de órgãos, como pernas e braços mecânicos. órteses são instrumentos que auxiliam partes do corpo defeituosas ou em recuperação, como botas ortopédicas. Além de confeccionar esses produtos, o profissional também é responsável pelo desenvolvimento de novas órteses, que possam ser adaptadas para cada tipo de paciente.

"Tanto o protesista quanto o ortesista aprendem muita coisa na prática, no dia-a-dia. é preciso estar sempre se atualizando", conta o protesista Sidnei do Nascimento, que obteve sua especialização num curso em São Paulo.

No próximo semestre, as Faculdades Pestalozzi, em Niterói, vão lançar o primeiro curso superior de prótese e órtese da América Latina. "é uma área em que praticamente não existe especialização", ressalta o coordenador do curso, Omar Luis Rocha da Silva. Ele revela que quem trabalha no setor atualmente como técnico é formado em cursos independentes ou ao longo de anos de prática.

Serviço mais procurado após oferta do SUS
A demanda pelo profissional aumentou depois que o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer prótese e órtese. "Além de trabalhar em oficinas, protesistas e ortesistas com diploma de Nível Superior podem trabalhar como autônomos, atendendo a encomendas feitas por clientes específicos", explica o professor Omar Luis.

A primeira turma da Pestalozzi terá 40 alunos, que assistirão a aulas teóricas e práticas. A própria instituição oferece oportunidades de estágio, obrigatório para a conclusão do curso, que inclui disciplinas como anatomia da amputação, clínica aplicada e cinesiologia. Além disso, durante a formação, os estudantes terão acesso aos laboratórios da faculdade, como os de anatomia, bioquímica e fisiologia.

Anote
Duração: o curso superior para próteses e órteses tem duração de dois anos. As aulas acontecem no período da manhã.

Inscrições: as inscrições para as Faculdades Pestalozzi estarão abertas a partir do dia 3. Elas podem ser feitas através do site http://www.pestalozzi.org.br/vestibular. Mais informações pelo telefone 0800-704-2889.

Estágio: para se formar, os estudantes precisam cumprir uma carga mínima de 550 horas de estágio, que é oferecido na própria faculdade.

Créditos: alunos que pretendem se formar em outras carreiras poderão aproveitar disciplinas do curso de prótese e órtese, como fisiologia e anatomia.

Atendimento através do SUS: o laboratório de próteses e órteses da instituição já funciona desde 2001 e atende quem é encaminhado pela rede pública de saúde. O paciente precisa ter em mãos o laudo de encaminhamento médico. Mais informações pelo telefone 2616-3311.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário